segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cinemas


Winter Vacation, do chinês Hongqi, ganhou o Leopardo de Ouro em Locarno neste week-end. 4 adolescentes num vilarejo perdido. Adolescentes + cinema = ótimos frutos: como "Houve uma vez dois verões" de Jorge Furtado e "Os Famosos e os Duendes da Morte" de Esmir Filho.
*

O documentário Mafrouza de Emmanuelle Demoris foi filmado por quase dez anos e dura quase 10 horas! Mafrouza é um bairro da periferia de Alexandria. O produtor é nada menos que o roteirista Jean Gruault (autor de Jules e Jim e outros filmes com Truffaut e também Meu tio da América e Amor à morte de Alain Resnais ). Griault está com 84 anos e se apaixonou pelo projeto e nele colocou todas as suas economias. ( Não tenho tempo de pesquisar se ele se apaixonou pelo projeto ou por Emmanuelle...) A região perto do porto é bem pobre, mas os personagens, dizem, são tudo!
*
Foi exibido também em Locarno, o pouco conhecido I Only Want You to Love Me, filme feito para a TV em 1976, dirigido por Fassbinder. Ela gosta dele, ele gosta do pai dela, ou seja, Fassbinder!
*