*
*
* * * *
Na Praça dos Restauradores, em Lisboa, a dupla norte-americana Faile (Patrick McNeil e Patrick Miller) construiu um Templo. Trata-se da Bienal de Lisboa, Portugal Arte 2010.
Obra de cerâmica, mármore, bronze, mosaicos, calcário, ferro fundido e aço. A decomposição do Templo é uma referência a importância histórica de Portugal como ponto de lançamento do cristianismo para o Novo Mundo (entre outras ideias...) - mas apesar da sua estrutura com cara de ruína, os artistas não pretendem que o Templo seja interpretado como decadência e sim como uma celebração da colaboração e renovação.
Conhecidos inicialmente como artistas de rua, o trabalho dos Faile revela uma grande influência pop: HQ, revistas de pulp fiction, etc... E o pop está nos altos relevos que decoram o exterior do Templo e nos painéis que revestem as paredes interiores e também na mistura com materiais tipicamente portugueses - azulejos, calçada e até o imbricado trabalho de mármore incrustado -, fruto de cerca de dois anos de pesquisa de formas arquitetônicas e materiais portugueses. O Templo depois viaja pelo mundo...