quarta-feira, 7 de julho de 2010

A mão que mata

Francesca da Rimini
A mão? Que mão? Aquela no canto esquerdo do quadro Francesca da Rimini (1837) de William Dyce. A mão do assassino Giancotto, o marido traído da bela Francesa, que irá matar seu irmão Paolo e a adúltera. O romance, a traição e o assassinato dos amantes estão descritos no Canto V do Inferno de Dante.
Francesca casou por procuração com Giancotto, sem encontrá-lo, mas conheceu antes do casamento, o cunhado, Paolo. Pra que? Apaixonaram-se e foram felizes até o marido traído e manco fragá-los e apunhalá-los.
O amor de Paolo e Francesca os levou ao inferno dantesco.
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A mão que mata não está presente no Beijo de Rodin inspirado no famoso casal: Auguste Rodin (1840 - 1917)
Le baiser - marbre (1888 - 1889)
Musée Rodin, Paris
E na tela de Gaetano Previati, 1887, a mão que mata já havia cumprido seu destino -
e temos uma das mais belas cenas de assassinato:
Já no Inferno, Paolo e Francesa são separados por uma eterna tempestade que impede o encontro dos amantes - prato cheio para Tchaikovski compôr a incrível Francesca da Rimini, fantasia sinfônica. (Ouvi na regência de Neschiling na Sala São Paulo).
Por sua vez a suspeita de traição e a música de Tchaikovski inspiraram Preston Sturgues que em 1948 dirigiu Unfaithfully Yours com Rex Harrison no papel de um maestro traído - mas o final é feliz assim como no remake do filme de 1984 dirigido por Howard Zieff com Dudley Moore e Nastassja Kinski. Aqui uma imagem da primeira versão:


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Conclusão: cuidado com as mãos - ou com os beijos.