sexta-feira, 7 de agosto de 2009

...E por falar em Perec...


Deneuve foi vaiada num teatro na Itália (ver + abaixo) porque leu ou tentou ler ( em francês e não em italiano) o texto "Eu me lembro" de Georges Perec... que diz mais ou menos assim:

Eu me lembro de jantares na grande mesa da padaria. Sopa com leite no inverno, sopa com vinho no verão.

Eu me lembro do presente Bonux disputado com minha irmã sempre que uma nova caixa era comprada.
Eu me lembro de bananas cortadas em três. Nós éramos três.

Eu me lembro de nosso carro que pegou fogo no bosque de Lancôme em 1976.

Eu me lembro dos jogos de elástico na escola.

Eu me lembro da sirene tocando, algumas tardes, na esquina da escola e que vibrava até invadir nossa casa.

Eu me lembro do Senhor Mouton, o oftalmo, que tinha um bigode branco.
Eu me lembro do odor embriagador de livros, no início das aulas.
etc...
Incrível como me lembro do que Perec lembra sem ter vivido o que Perec viveu. Fora o odor embriagador de livros, no inicio das aulas. Esse eu lembro. Lembro muito. Como se eu estivesse abrindo agora um caderno quadriculado encapado e devidamente etiquetado. Insequecível.
Na foto eu me minha irmã em Ipanema. Eu me lembro muito da prancha em que estávamos sentados.
Me lembro... me lembro...