quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cabides e Corvos

Passeando por Tóquio um cabide deve ter caído na cabeça de Hussein Chalayan. Ele olhou para cima e deve ter visto um desses "ninhos de cabides":

Pronto, veio-lhe a inspiração para seu ponto de venda na Dover Street Market de Londres. Repara no corvo pousado entre as roupas como que em fios elétricos:


Explicando: esse típico habitante das ruas de Tóquio (cada um tem o pombo que merece!) é perseguido duramente pela prefeitura local (são milhares). As aves deram agora para confeccionar seus ninhos com cabides, já que empenhada em impedir a procriação dos corvos, a prefeitura saiu destruindo os ninhos frágeis e naturais que os famosos corvos faziam. Os (inteligentes) "urubus" japoneses passaram a buscar então no lixo humano, cabides flexíveis e resistentes, ideais para o fabrico de ninhos! Aliás, informação muito muito útil: querendo fazer um ninho, use cabides!!



A lembrança mais precisa que tenho de Tóquio: ruas silenciosas e o corvejar histérico das aves negras, dizem violentíssimas. Não testemunhei ataques e voltei ileso: nenhum cabide caiu na minha cabeça!