Paris, hoje, de tarde... sinal verde...tudo vai bem....será um sinal?
quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
Bonne Année!
43% dos franceses dirigem embriagados na noite do réveillon. Quase mil mortos no ano passado em acidentes. Mais de 1500 Carros incendiados por “vândalos”, além de ataques com fogos de artifícios. Este ano quase 30 mil soldados foram convocados para controlar um país em “pé de guerra”, segundo o jornal Libération. Um novo decreto exige um “certificado de qualidade” para os fogos de artifícios. Réveillon em Copacabana poderia parecer uma festa na Disneylândia perto deste quadro francês...mas, ema! ema! ema! cada um com seu problema!
foto Li Weiarthttp://www.liweiart.com/
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Ah, bon?!
Elíptico como uma conversa francesa - um casal discute o "nada", logo, em cena temos "o nada", porém, muito bem filmado. Jean Hugues Anglade num papel estraaanhoooo. Vale por Romain Duris e Charlotte Gaisnbourg - que encarna a angústia "francesa" muito bem: chora sem choro, apenas lágrimas. Já está de bom tamanho e dizem que Veneza aplaudiu de pé. Ah, bon?!
Seria um Almodovar filmado timidamente. Sem a força do original, tudo parece falso e os clichês transbordam. Vemos uma Argentina caricata - se fosse no Brasil, teria samba, futebol e cerveja, como é na Argentina... ares de tango e paixões "calientes" dos portenhos, enquanto que os americanos...sofrem! O que era para talvez ser "kitsche" fica apenas cafona - como um balé inacreditável que ilustra alugumas passagens. Roteiro estraaanhoooo e inverossímel. Vale por Alden Ehrenreich. A imprensa francesa aplaudiu de pé. Ah, bon?!
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
domingo, 27 de dezembro de 2009
O esconderijo de Saddam Hussein: catarse artística
No Palais de Tokyo, na exposição "Chasing Napoleon", abaixo fotos da impressionante instalação de Christoph Büchel, Spider Hole, (2007). Trata-se da reprodução hiper-realista do buraco/esconderijo onde Saddam Husseim foi encontrado e preso.
Os visistantes são convidados a entrar no mínusculo espaço (depois de praticamente assinar um contrato de risco de vida), mas ninguém entra realmente. Subi apenas na escada e olhei lá dentro do cubículo: chão de areia e um deslocamento incrível de códigos.
Catarse infantil: Playmobil no Louvre!
Vai tomate, madame?
Cidade "grande" que é cidade "grande" tenta crescer humanamente e possuí quitandas nas calçadas oferecendo aos moradores frutas e legumes - "orgânicos" ou não - não vamos pedir muito.
*
Paris essa semana
Tokyo essa semana
*
E esse armazém japones além de oferecer "produtos naturais", anuncia que vende e troca. Sim, - eles trocam produtos. Admirável mundo novo! (Ou urgente retorno a um mundo antigo - com algumas boas conquistas do novo, pls.)
via http://imomus.livejournal.com/
via http://imomus.livejournal.com/
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Noel em Paris
*
Natal em Paris é festa para as crianças com carrossel armado no Odéon, em frente ao Teatro. Paris mantém seu ar de cidade do interior, talvez exatamente por isso, seja também uma metrópole.
Natal em Paris é a linda vitrine da Sonia Rykiel que transformou as tradicionais bolas das árvores em maçãs dentro de caixas rústicas.
*
Incontournable
*Rue du Cherche-Midi. O por do sol de hoje foi tipo presente de Natal.
*
Os japoneses continuam enfeitando as ruas do mundo. Escarpan branco gigantesco, mini vermelha minúscula e sacolinha da Fauchon, lá vai ela.
Fim de tarde no Luxemburgo onde acontece (literalmente) nas suas grades externas, uma exposição de fotos do Tibet e do Laos:
*
Natal em Paris tem patinação no gelo (não é só em NY). Os moradores "étnicos", porém menos folclóricos que o da exposição do Luxembugo, fazem a festa na pista armada em frente à prefeitura. Uma espécie de "piscinão de Ramos on the rocks", com direito a muita simpatia:
Natal é época de Retrospectiva do Ano. E o Le Monde fez a sua louvando o presidente brasileiro "Lulá". Para o jornal ele é o homem do ano que fez renascer o Brasil e a América Lantina. Nada como a distância: um turista que visse todos aqueles imigrantes patinando animados no Hotel de Ville poderia até achar que a cidade é uma verdadeira festa onde la vie segue en rose - assim como um francês ao ler o artigo do Le Monde poderia concluir que Lula foi uma salvação para a "pobre" povo brasileiro... Prefiro crêr que o vinho me fez "tourner la tête" assim como o manége do Odéon deve ter deixado tontas aquelas crianças que ainda acreditam no Pére Noel... *
fotos A.R.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Roeland Verhallen + Natal
É Natal, mas não se desespere - mesmo que vc esteja (neste momento) num dos piores aeroportos do mundo ( no caso GIG). Abstraia. É Natal. Abstraia.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Teatro pintado
Está em cartaz no Museu Cantini/Marseille a exposição"Quand la peinture passe a l'acte".
Pinturas de 1750 à 1900 que retratam cenas teatrais.
Ibsen, Sheakspeare, Racine etc... vistos por Toulouse-Lautrec, Degas, Klimt etc...
*
Alexandre Cabanel, Phèdre. 1873
*
*
John Singer Sargent. Ellen Terry no papel de Lady Macbeth. 1889
*
*
James Barry. Rei Lear chorando a morte de Cordélia. 1774
*
Para nossa figurinista Claudia Kopke.
Para nossa figurinista Claudia Kopke.
Assinar:
Postagens (Atom)