domingo, 18 de março de 2012

Ai Weiwei_entrevista

"Você me fotografou com seu iPhone. Há grandes controvérsias sobre as fabricas da Apple na China. O que pensa sobre isso, já que aparentemente é um grande fã da marca?"


"Não sou grande fã da Apple. Comecei a usar o iPhone porque tem essa câmera de alta definição e eu preciso dela. O iPhone é um exemplo interessante. Todos adoram o iPhone, a nova geração adora, mas, ao mesmo tempo, essas fábricas exploram países como a China. As pessoas não têm direitos básicos, não existe proteção dos sindicatos. Portanto é um tipo de escravidão, já que os trabalhadores não têm escolha.

Se alguém pula da janela e sacrifica a vida aos 20 anos, não há outra explicação. É escravidão. E não foi só um, foram 20 trabalhadores.

Não queremos só ser politicamente corretos. Tendo ou não iPhone, todos participamos do desenvolvimento moderno.Você não precisa ter um iPhone para participar da poluição, da burocracia. É por esses motivos que todos devem ser conscientes dos direitos humanos. Ninguém é totalmente limpo, nosso conforto está sempre relacionado ao sofrimento de alguém".

trecho entrevista de Ai Weiwie_Fabiano Maisonnave_Folha_18.03.12