domingo, 3 de outubro de 2010

Tiina Itkonen

"A paisagem na Groenlândia é estéril, fria e sem limites. Quando não há árvores ou prédios em frente, você pode ver que a distância tem um efeito calmante e hipnótico. Este espaço enorme é difícil de captar nos limites de uma fotografia. A imagem não nos diz o que está por perto e o que está distante, o que é grande e o que é pequeno. Icebergs são tão grandes como prédios, uma ilha que parece estar perto, está no fato à 20 km distância. Nem meus olhos fazem uma distinção clara entre os objetos. "
  
(...)  "Não existem estradas entre as cidades. Para ir de uma cidade à outra você tem que confiar em helicópteros, pequenos aviões ou barcos. A paisagem muda gradualmente vejo a paisagem como um filme em câmara lenta " ...
"O meu lugar favorito para olhar icebergs é Ilulissat , que está em um fiorde de gelo . É um património mundial da UNESCO.  Os maiores icebergs podem atingir 100 metros de altura, com a maior parte delas escondidas debaixo d'água. Diz-se que o iceberg que afundou o Titanic veio do fiorde de gelo de Ilulissat . "
" Há uma clara evidência do aquecimento global na Groenlândia. Os campos de gelo estão encolhendo e nova terra está aparecendo. Esta mudança climática ameaça os pescadores, caçadores e os seus trenós de cães . "
 


Tiina Itkonen nasceu em Helsínque em 1968.