sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cuidado


Mais um bandido de cinema - na vida real.
Antonio Ferrara nasceu na Itália em 1973. Emigrou pra França nos anos 80. Origem humilde. E logo cedo: roubos, assaltos e tentativas de assassinatos. Em 2003 foge espetacularmente da prisão à la hollywood com explosões e a ajuda da máfia córsega - que ele nega. Aliás, nega tudo, conseguindo espertamente deixar dúvidas no ar. "Vieram me tirar da prisão, eu não conheço essa gente". "Foi um pombo que deixou os explosivos na porta da minha cela!"
Respeitoso e espirituoso nos julgamentos, faz rir a audiência e ri de todo mundo. Comenta que uma policial emagreceu. Namorada e amantes fazem fila para visitá-lo e nas audiências um secto feminino troca olhares e sinais com Nino, como é conhecido. Ficou enclausurado numa solitária pelo menos 5 anos em uma ala de uma prisão especialmente construída para ele e onde esteve sob vigilância constante por 23 homens! As células vizinhas a sua ficaram vazias para evitar qualquer contato com outros detentos. Não viu a luz do dia - sua cela de doze metros de comprimento, era coberta com uma abóbada de metal duplo. Não pode tomar banho sem ser visto por homens vestidos com coletes e equipados com bombas de gás lacrimogêneo e máscaras de gás. Hoje está na prisão "comum". E seu ex-adovogado... foi preso!
Um perfil dele está no Libération de hoje.
E + no wikipedia francês: http://fr.wikipedia.org/wiki/Antonio_Ferrara
*
E por falar em bandido ouvi de uma moça no caixa, comentando algum crime na cidade: "Bandido que é bandido não faz isso não!"
*