quarta-feira, 31 de março de 2010
Taizo Yamamoto
Shopping Carts 2005 - 2008
Taizo Yamamoto é ilustrador e arquiteto. Vive em Vancouver.
http://www.taizoyamamoto.com/
Um filme Bio
"Documentário que mostra uma série de entrevistas, onde com a câmera na mão, Coline Serreau conversa com mulheres e homens no campo, pensadores e economistas que estão experimentando soluções com sucesso para curar as feridas de uma terra muito tempo maltratada".
Tema: uma resposta concreta aos desafios ambientais e a ampla crise de civilização que estamos enfrentando.
terça-feira, 30 de março de 2010
Jogo impossível
"Sebastian Errazuriz criou em Santiago, no Chile, um Memorial de um Campo de Concentração (em 2006). Foi uma semana longa de instalação no Estádio Nacional do Chile, onde o ditador Pinochet em 1973 manteve milhares de presos políticos que foram torturados e mortos. Após o plantio de uma Magnólia de 10 metros de altura, as portas do estádio foram abertas ao público como um parque - oferecendo um espaço para parar, olhar de novo, e lembrar-se."
Sempre interessante ver - ainda mais aliado a uma causa nobre - um deslocamento de signos; descobrir aquilo que estamos habituados a ver, de outra maneira, como essa árvore no meio de um campo de futebol:
Poesia, seria, a "interrupção de uma linguagem" - a suspensão, a cesura, a (re)criação de novos significados - daí, ser possível (e comum) dizer, que essa árvore, sozinha, no meio de um campo de futebol, é poética.
*
Outras árvores impossíveis:
Alaistair Levy, Bucket Tree, 2009
*
Thiago Rocha Pitta
*
segunda-feira, 29 de março de 2010
Linda!
Alberto Henschel (Berlim 1827 — Rio de Janeiro 1882) foi fotógrafo e empresário da fotografia no Brasil do século XIX com escritórios em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Sua principal contribuição à história da fotografia no Brasil foi o registro fotográfico de todos os extratos sociais do Brasil oitocentista: retratos da nobreza, dos ricos comerciantes, da classe média e dos negros, tanto livres como escravos.
Nesta fotografia abaixo de Henschel, exemplo de beleza, elegância e um digníssimo triste olhar:
Vertigem =Tentação súbita
vertigem
[Do lat. vertigine, ‘remoinho’.]
Substantivo feminino
1.Med. Estado mórbido em que o indivíduo tem a impressão de que tudo gira em torno de si (vertigem objetiva), ou de que ele próprio está girando (vertigem subjetiva).
[2.P. ext. Desfalecimento (1). [Sin., pop. (nessas acepç.) : tonteira, tontura, zonzeira.]
3.Fig. Desvario, loucura.
4.Tentação súbita.
domingo, 28 de março de 2010
2 quedas, 2 Ícaros
Jacob Peter Gowy, A Queda de Ícaro, século XVII
Henri Matisse, A Queda de Ícaro, 1943
Como se...
foto Morgan Tepsic
*
Como se fôssemos pássaros
voamos contra a vidraça.
Dançamos duas valsas sobre a mesa.
Roemos os ângulos dos móveis.
Copulamos em pleno vôo, depois
nos atiramos na chama da vela.
E um cheiro forte de borracha queimada
nos acompanha até o paraíso.
in Macau, Três Pactos de Morte, de Paulo Henriques Britto
A queda
Kerry Skarbakka, 38 anos, conta ter iniciado esta série de fotografias em 2002, inspirado no filósofo Martin Heidegger, que "descreveu a existência humana como um processo de constante queda."
http://www.skarbakka.com/
sábado, 27 de março de 2010
Kohei Yoshiyuki
Kohei Yoshiyuki (1946) atraiu muita atenção em 1979 com a exposição "Koen" (Park).
As fotos em preto e branco foram publicadas em 1980. A série de fotos noturnas mostra casais (flagrados?) fazendo sexo nos parques de Tóquio. Principalmente com espectadores desconhecidos ao seu redor. As fotos foram tiradas com flashes. As fotos de Yoshiyuki estão em coleções de museus do mundo todo, como o MOMA/NY.
sexta-feira, 26 de março de 2010
quinta-feira, 25 de março de 2010
Cy Twombly no Louvre
Cy Twombly desenvolveu um trabalho permanente para o Louvre. Seu mural no teto abrange mais de 3.700 metros quadrados em uma das maiores galerias do Louvre, Salle des bronzes, em uma das seções mais antigas do museu. O mural é um céu azul com esferas simples e inserções que levam os nomes de antigos escultores escrito em caracteres gregos.
Quero um tapete!
A alemã Gunta Stölzl (1897-1983) desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do oficina de tecelagem da Bauhaus. Ela entrou na Bauhaus como estudante em 1920, tornou-se professora em 1927. Foi demitida por motivos políticos em 1931, um ano antes da Bauhaus ser fechada sob pressão dos nazistas.
Mas Stözl voltou e se tornou diretora da escola, em 1925. Ela aplicou idéias de arte moderna na tecelagem e a renovou. Apesar de muitas vezes estarem no chão - ela colocou os tapetes nas alturas... e não a toa foram saíram do chão e foram para as paredes.
Mas Stözl voltou e se tornou diretora da escola, em 1925. Ela aplicou idéias de arte moderna na tecelagem e a renovou. Apesar de muitas vezes estarem no chão - ela colocou os tapetes nas alturas... e não a toa foram saíram do chão e foram para as paredes.
Assinar:
Postagens (Atom)