domingo, 27 de janeiro de 2013

Rubem Braga_Opala




Vieram alguns amigos. Um trouxe bebida, outros trouxeram bocas. Um trouxe cigarros, outro apenas um pulmão. Um deitou-se na rede, e outro telefonava. E Joaquina, de mão no queixo, olhando o céu, era quem mais fazia: fazia olhos azuis.
Já do Observatório me haviam telefonado: “Vento leste, águas para o Sul, atenção senhores cronistas distritais, o diretor avisa que Joaquina hoje está fazendo olhos azuis.”
Às 19:00 enviei esta mensagem: “Confidencial para o Diretor. Neste momento uma pequena nuvem a boroeste deste apartamento dá uma tonalidade levemente cinza ao azul dos olhos de  Joaquina, que está meditando nessa direção. A bordo, todos distraídos, mas este Cronista Distrital mantém sua eterna vigilância. Lábios sem pintura de um rosa muito pálido combinam perfeitamente tonalidades cinza do azul referido.”
A voz roufenha do Diretor: “Caso necessário, dispomos de um canteiro de hortênsias, tipo Independência Petrópolis, igualmente duas ondas de Cápri, às cinco da tarde de agosto de 1951, considerada uma das melhores safras de azul de onda último quarto de século.”
Respondo secamente: “Desnecessário. “
À noite sentimos que o apartamento estava mal apoiado no bairro e derivava suavemente na direção da lua. Às seis da manhã havia uma determinada tepidez no ar quase imóvel e duas cigarras começaram a cantar em estilo vertical. Às sete da manhã seis homens vieram entelhar o apartamento vizinho, e um deles assobiava uma coisa triste. Então uma terceira cigarra acordou, chororocou e ergueu seu canto alto e grave como um pensamento. Sobre o mar.
Joaquina dormia inocente dentro de seus olhos azuis; e o pecado de sua carne era perdoado por uma luminescência mansa que se filtrava nas cortinas antigas. Havia um tom de opala. Adormeci.
                                                                                Janeiro, 1953