sábado, 5 de fevereiro de 2011

As pitangueiras d’antanho_Rubem Braga_1957

Tem seus 23 anos, e eu a conheço desde os oito ou nove, sempre assim, meio gordinha, engraçada de cabelos ruivos. foi criada, a bem dizer, na areia do Arpoador; nasceu e viveu em uma daquelas ruas que vão de Copacabana a Ipanema, de praia a praia. A família mudou-se quando a casa foi comprada para construção de edifício. Certa vez contou:
– em meu quarteirão não há só casa de meu tempo de menina. Se eu tivesse passado anos fora do Rio e voltasse agora, acho que não acertaria nem com a minha rua. Tudo acabou: as casas, os jardins, as árvores. É como se eu não tivesse tido infância…
Falte-lhe uma base física para a saudade. Tudo que parecia eterno sumiu.
Outra senhora disse então que se lembrava muito de que, quando era menina, apanhava pitangas em Copacabana; depois, já moça, colhia pitangas na Barra da Tijuca; e hoje já não há mais pitangas. Disse isso com uma certa animação, e depois ficou um instante com um ar meio triste – a melancolia de não ter mais pitangas, ou,quem sabe, a saudade daquela manhã em que foi com o namorado colher pitangas.
Também em minha infância há pitangueiras de praia. Não baixinhas, em moitas, como aquelas de Cabo Frio, que o vento não deixa crescer; mas altas; e suas copas se tocavam e faziam uma sombra varada por pequenos pontos de sol. O que foi dito em um soneto lido na adolescência (acho que o soneto é de B. Lopes) onde “osol bordava a pino, sobre a areia, um crivo de ouro num cendal de prata”, o que pode ser um tanto precioso mas é lindo, mesmo agente não sabendo o que é cendral. Nesse soneto havia um bando alegre de gente moça – esqueci as palavras, mas me lembro que as moças colhiam pitangas, e os rapazes, namoradas.
E lembrei-me de meu espanto de menino quando ouvi dizer que uma família conhecia nossa, de Cachoeiro, estava querendo vender a casa.
Vender a casa… Casa, para mim, era alguma coisa que fazia parte da família. Fiz uma pergunta ingênua, e alguém respondeu:
– É, eles vão vender a casa porque vão-se mudar para Minas.
Fiquei quieto, mas também não entendi. Como é que uma família que mora em uma casa, em uma rua, em uma cidade, pensava eu confusamente no íntimo, pode mudar para outra? Aquilo me parecia contra a ordem natural das coisas.
Também me lembro de achar estranho que casa pudessem ser alugadas. Mas também me lembro de que a primeira vez que tive notícias de existência de edifícios de apartamentos, com umas pessoas morando em cima das outras e sem precisar subir escada porque havia elevador, achei a idéia genial, e pensei comigo mesmo: ” Eu vou querer morar no último andar.” Mas pensei, confesso, sem nenhuma esperança, como quem pensa em fazer uma coisa que deve ser boa mas, com certeza, a gente mesmo não vai fazer,como, por exemplo, andar de balão. Como um menino pobre pensa em ser rei.
*