sábado, 2 de janeiro de 2010

(In)digestão

“De 1942 à 1944, mais de 11000 crianças foram deportadas da França pelos nazistas com a participação ativa do governo francês de Vichy e assassinadas nos campos da morte porque nasceram judias. Mais de 500 destas crianças viviam ‘neste bairro’ (no 3ème)...muitas delas frequentavam essa escola, atualmente Lycée François Truffaut. Não as esqueceremos nunca.”

Na mesma Rue Debellemey, em Paris, está a excelente Galerie Karsten Greve. Em cartaz a exposição da dupla de artistas Adam Broomberg e Oliver Chanarin. Na série "Red House" eles mostram fotografias das pichações feitas por prisioneiros curdos nas paredes de suas celas escondidas na sede do partido de Saddam Hussein. Essas pichações foram descobertas somente em 1991 quando o lugar foi abandonado. "Estas imagens intensas capturam os detalhes isolados, bem como a criatividade dos prisioneiros que viviam na solidão, medo, tédio infinito e o horror do encarceramento.":


*
© Adam Broomberg e Oliver Chanarin, The Red House 2006 Eu estava apenas inoncentemente indo para o ótimo Rose Bakery em busca de comida saudável. Encontrei...mas...
...durante a deliciosa refeição pensava nas crianças que estudavam ali na frente, sendo levadas pelos nazistas e assassinadas; assim como nos prisioneiros curdos encarcerados.

Conselho: em Paris não leia placas nem entre em galerias de arte antes do almoço e à saber: Saddam Husseim é tendência - leia post mais abaixo.
*