Giuseppe Pellizza da Volpedo (1868-1907) pintou duas versões do mesmo quadro.
(Nas duas obras, a figura da mulher em primeiro plano é a da esposa do pintor, que morreu ao dar a luz a um filho do casal - deseperado, Pellizza suicidou-se um pouco depois.)
Em ambos os quadros os personagens caminham em direção ao futuro. A primeira versão é menos famosa. A segunda, "mais moderna", é influenciada pelo preto e branco da fotografia.
O quadro inspirou Bertolucci na composição de seu filme Novecento.
Em http://lunettesrouges.blog.lemonde.fr/ uma interessante analíse sobre os dois quadros, mas postei-os hoje, não pensando nas pinturas, e sim, na esperança que elas evocam - desejando aos que estejam sofrendo e todos nós, que possamos caminhar, lutando, rumo a um futuro melhor.
![](http://www.newyorkartworld.com/images-reviews/a1900/davolpedo-34.jpeg)
1898
![](http://www.ucl.ac.uk/laws/labour-law/images/volpedo.gif)
1901
(Nas duas obras, a figura da mulher em primeiro plano é a da esposa do pintor, que morreu ao dar a luz a um filho do casal - deseperado, Pellizza suicidou-se um pouco depois.)
Em ambos os quadros os personagens caminham em direção ao futuro. A primeira versão é menos famosa. A segunda, "mais moderna", é influenciada pelo preto e branco da fotografia.
O quadro inspirou Bertolucci na composição de seu filme Novecento.
Em http://lunettesrouges.blog.lemonde.fr/ uma interessante analíse sobre os dois quadros, mas postei-os hoje, não pensando nas pinturas, e sim, na esperança que elas evocam - desejando aos que estejam sofrendo e todos nós, que possamos caminhar, lutando, rumo a um futuro melhor.
![](http://www.newyorkartworld.com/images-reviews/a1900/davolpedo-34.jpeg)
1898
![](http://www.ucl.ac.uk/laws/labour-law/images/volpedo.gif)
1901